Teorema do valor médio

Postado em 2024-05-09 17:35:10

atualizado em 2024-05-11 08:02:17


Introdução

O Teorema do Valor Médio é um conceito aprendido no cálculo diferencial, área que estuda as taxas de variação de grandezas. Ele descreve uma propriedade importante das funções contínuas em um intervalo específico e tem aplicações significativas em diversas áreas, desde a física até a economia.

Imagine-se dirigindo em uma estrada sinuosa. Você sabe que em algum momento, sua velocidade média durante o percurso será igual à velocidade instantânea em algum ponto. Este é um exemplo simplificado do que o Teorema do Valor Médio descreve matematicamente para funções contínuas em um intervalo fechado.

Basicamente, este teorema estabelece que, se uma função \(f(x)\) é contínua em um intervalo fechado \([a,b]\) e diferenciável em um intervalo aberto \((a,b)\), então existe pelo menos um ponto \(c\) dentro desse intervalo aberto onde a taxa média de variação da função é igual à sua taxa de variação instantânea em \(c\).

Matematicamente, o Teorema do Valor Médio pode ser formulado da seguinte maneira:

Se \(f(x)\) é contínua em \([a,b]\) e diferenciável em \((a,b)\), então existe pelo menos um número \(c\) em \((a,b)\) tal que:

\(f'(c) = \frac{f(b) - f(a)}{b - a}\)

Onde:

  • \(f’(c)\) é a taxa de variação instantânea da função em \(c\) (derivada de \(f(x)\) em \(c\));

  • a taxa média de variação da função no intervalo \([a,b]\).

Em termos mais simples, o teorema afirma que em algum ponto dentro do intervalo aberto, a taxa de variação instantânea da função (a inclinação da reta tangente \(t\) à curva) é igual à inclinação média da reta secante que une os pontos \((a,f(a))\) e \((b,f(b))\) no gráfico da função.

Ilustração

Exemplo

Determine os valores \(c ∈ (a,b)\) tais que \(f'(c) = \frac{f(b) - f(a)}{b - a}\) em que \(f(x) = -\frac{1}{x^2}, \quad a = -3 \quad\) e \(\quad b = -1\).

Resolução

Note que,

\(f(x) = -x^{-2}\)

Portanto,

\(f'(x) = 2x^{-3}\)

e que,

\(f(-3) = -\frac{1}{(-3)^2} = -\frac{1}{9}\)

\(f(-1) = -\frac{1}{(-1)^2} = -1\)

Então,

\(f'(c) = \frac{f(-1) - f(-3)}{-1 - (-3)}\)

\(2c^{-3} = \frac{-1 - (-\frac{1}{9})}{2}\)

\(4 = -\frac{8}{9} c^{3}\)

\(-\frac{36}{8} = c^{3}\)

\(\sqrt[3]{-\frac{9}{2}} = c\)

Logo, \(\sqrt[3]{-\frac{9}{2}} ∈ (-3,-1)\).


by cimurro