Desenvolvimento do meu jogo "Dinor"

Postado em 2024-12-06 21:19:58


Introdução

A ideia nessa postagem é resumir o processo de desenvolvimento do jogo Dino, desenvolvido exclusivamente por mim.

No final de 2023, decidi fazer um jogo, para eu poder ter a experiência de iniciar e terminar um projeto funcional. Gosto muito de jogos, então a conexão com a arte já estava estabelecida. Comecei planejando as ideias iniciais, conceitos, etc. Eu pretendia fazer algo simples, não muito complexo, mas que fosse divertido. Logo em seguida, o Toddyn anunciou a sua primeira game jam, e eu decidi compartilhar a experiência de participar dela no meu canal no youtube, pelo vídeo incorporado a seguir. E pretendia fazer um jogo de plataforma. Porém, um dos requisitos par a jam era que não poderia ser um jogo de plataforma, tendo eu então que mudar tudo o que eu planejara. Para o nome do jogo, eu apenas juntei os termos "Dino" e "Terror", formando "Dinor".

Game Jam do Toddyn



Polimento

Passada a jam, decidi continuar com o meu objetivo inicial de lançar um jogo. Fiz uma boa revisão no jogo e botei a mão na massa. Arrumando menus, dinâmicas, melhorando o código, adicionando outros idiomas, etc. Após isso, decidi mostrar o resultado em outro vídeo no meu canal.

Desistência

Estava tudo praticamente finalizado. Faltavam apenas duas coisas: mudar o ícone do executável e importar para o mobile. O primeiro item, que era aparentemente simples, foi simplesmente o motivo de eu não ter terminado. Sim, mudar o ícone, algo que na Unity se faz com extrema facilidade, na Godot se mostrou um ponto negativo. Não lembro os detalhes técnicos, mas basicamente eu teria de criar um .ico para cada tamanho exigido pela engine. Fiz exatamente isso. Ou o arquivo era rejeitado, com um aviso em amarelo o qual não me lembro dos detalhes, ou ele funcionava, mas completamente quebrado, com as corem invertidas, em preto e branco, ou aparecendo apenas em tamanhos específicos (dando zoom in e zoom out no explorador de arquivos, ora aparecia o ícone default da Godot, hora aparecia o ícone personalizado, porém quebrado). Foram alguns dias trabalhando nesse problema. Logo em seguida tive que parar com o projeto para poder dar atenção a coisas da minha vida pessoal, pois havia ficado inconciliável.

E esse foi o suspiro de Dinor. Amei toda a experiência, e isso me serviu de muito aprendizado em diversos aspectos, principalmente no que se refere à minha capacidade de lidar com coisas novas e de solucionar problemas.


by cimurro